Lançado em breve concurso público para admissão de mais de 900 docentes e investigadores científicos
O Executivo, para incrementar a produtividade científica no país, vai reforçar as instituições do Ensino Superior com a capacitação de investigadores científicos, pessoal técnico de apoio, e melhoria das infraestruturas académicas, anunciou esta quinta-feira [30.11.2023] a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
Ao intervir na 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, que se realiza nas instalações do Arquivo Nacional, Esperança da Costa informou que, em 2024, as Instituições de Ensino Superior e o Centro Nacional de Investigação Científica irão dispor de mais docentes e investigadores científicos com a admissão de 923 quadros para estas carreiras especiais, através de concurso público de ingresso a ser aberto em breve.
Na mesma senda e apesar das limitações orçamentais, está em curso a concepção dos projectos executivos do Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto e de uma nova fase da Universidade do Namibe, para que as respectivas obras possam arrancar nos próximos tempos, disse a Vice-Presidente da República.
Além disso, prosseguiu, foram desencadeados procedimentos de garantia de financiamento para a construção e apetrechamento de novas instalações académicas para a Universidade Agostinho Neto, Universidade Katyavala Bwila, Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Universidade José Eduardo dos Santos e Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela.
“Estão, igualmente, em curso acções de procedimentos concursais para que se iniciem, em 2024, as empreitadas de construção e apetrechamento de infraestruturas para o Instituto Superior Politécnico do Bié, Instituto Superior Politécnico do Moxico, Instituto Superior Politécnico de Ndalatando e para o Instituto Politécnico de Ondjiva, Unidade Orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo”, anunciou a Vice-Presidente da República.
Esperança da Costa acrescentou que vão ser melhoradas as infraestruturas académicas dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCEDs) do Uíge, da Huíla, do Huambo e da Escola Superior Pedagógica do Bengo.
A Vice-Presidente informou ainda que decorrem a bom ritmo as obras da Universidade Lueji A Nkonda, no Dundo, e a empreitada da Nova Instituição do Ensino Superior em Saurimo, no âmbito da responsabilidade social das empresas.
No conjunto destas obras, sublinhou, o realce recai para o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) que está a ser completamente reabilitado e deverá ser reinaugurado em 2024. A Vice-Presidente da República acrescentou que brevemente será inaugurado o Centro de Ciência de Luanda, infraestrutura “que reforçará o ecossistema de Ciência e Tecnologia”.